Assembleia #6

Share Button

No dia 18 de Julho realizou-se mais uma assembleia da nossa candidatura, desta vez no Contagiarte, onde já o fórum tinha decorrido, nas 6 mesas mais ou menos redondas, de forma muito participativa.

A ordem de trabalhos tinha como pontos:
1
a exposição do ponto de situação da campanha relativamente a
a-Construção do programa
b-Ações e formato da candidatura,
c-Processo da lista às Juntas de Freguesia

2
Posterior discussão em grupos de trabalho que se revelassem de interesse nesta sessão.

Em nome do grupo de trabalho do programa, Mário Moutinho referiu que o trabalho de relatar e compilar as propostas que surgiram no fórum se encontra em processo, e que além das várias propostas que foram lançadas nestes momentos de debate, ainda outras ações se têm levado a cabo no contexto da campanha. Estas últimas têm contribuído para alargar e aprofundar ainda mais o que são as problemáticas que têm vindo a ser identificadas na nossa cidade. Nesta assembleia, sugeriu-se que, consultando os documentos até agora compilados e disponibilizados nesta sessão, se faça chegar nesta assembleia ou á posteriori mais contributos. Constituiu-se um grupo de trabalho para debater esta questão.
O José Soeiro fez um balanço do que foi o começo da campanha e até este momento, com a vontade de a fazer de forma diferente, e questionou como poderíamos desenhar a campanha até Setembro neste espírito definido inicialmente, com conteúdo diferenciado e de formas distintas. Ficou igualmente claro que o que a campanha tem sido é também já a prefiguração do que queremos para a cidade. Apelou a que se propusessem para agenda outras intervenções que permitam abrir a participação a outros grupos e que nos envolvam em problemáticas ainda não tão focadas.
A nível de comunicação está-se neste momento a trabalhar nos elementos de campanha que trarão maior visibilidade à campanha e brevemente teremos mais material na rua.
Em nome dos responsáveis pela coordenação das freguesias, o Joel Oliveira salientou o processo de construção das listas às Assembleias de Freguesia, como uma das áreas importantes da campanha, uma vez que transmitem a realidade e permitem ter uma intervenção mais enraizada localmente, bairro a bairro e zona a zona na cidade. Pretende-se que sejam desenvolvidas ações nas freguesias, dentro do que tem sido o formato participativo desta candidatura. Relativamente ao processo formal de constituição das listas a Ada Pereira da Silva referiu toda a informação necessária para prosseguir com a tarefa de preparação da entrega das listas.
Dos grupos de trabalho saíram propostas relativamente a ações futuras de candidatura e ficou o repto de fazer chegar ao email de campanha outras. O mesmo relativamente ao grupo de trabalho do Programa com o assunto ” programa sugestões”. Referiu-se ainda que a informação do programa geral deve chegar aos grupos de cada Juntas e os programas das Juntas devem chegar ao grupo de trabalho do programa.
Abordou-se ainda o tema da interpelação ao Tribunal Constitucional relativamente à candidatura do Luís Filipe Menezes, ponto a debater na próxima Assembleia a 1 de Agosto.